Por Hamilton Silva – jornalista e cronista político. 15/12/2025.
A vereadora Evaneide Vasconcelos dos Santos (Republicanos), teve o Projeto de Lei nº 024/2025, aprovado na Câmara Municipal, e sancionado pelo Poder Executivo.
O referido Projeto de Lei, visa incorporar mecanismos na identificação, acolhimento e encaminhamento de casos de violência no ambiente escolar, como também em outros espaços públicos.
Por outro lado, a campanha visa sensibilizar toda sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher, mediante a realização de campanhas, palestras e orientações nas escolas da rede municipal.
A autora do Projeto de Lei, acrescentou a nossa reportagem que a prevenção, à violência de gênero, deve começar na infância e adolescência.
“Vejo que os espaços escolares tem um papel fundamental para o enfrentamento à violência contra a mulher. Às vezes, um sinal de violência contra a mulher, pode passar despercebido no ambiente escolar. Nosso objetivo é mudar isso, criando uma rede efetiva de proteção e prevenção”, destacou a vereadora Evaneide Vasconcelos.
A Lei Federal nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, foi criada como mecanismo de proteção sobre os direitos das mulheres.
Canais de Denúncia
As vitimas devem procurar os canais de denúncia destacando a diferença entre eles: o 180 é a Central de Atendimento à Mulher, destinado ao acolhimento, orientação, registro e encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher, sendo referência nacional para informações e apoio. Já o 190 da Polícia Militar, é o canal exclusivo para situações de emergência e urgência, quando houver risco iminente à integridade física ou à vida da mulher, devendo ser acionado para atendimento policial imediato.
Fonte: jornalistahamiltonsilva.com.br
Foto: reprodução/divulgação