A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, na sessão de ontem, quarta-feira, dia 27 de agosto, o Projeto de Lei 570/2023, que estabelece diretrizes para a criação do Centro de Referência ao Diabético (CRD) no estado. A matéria foi apresentada pelo deputado Jutay Meneses (Republicanos).
O parlamentar explica que o PL tem por finalidade proporcionar e oferecer atendimento multidisciplinar como forma de democratizar o acesso ao tratamento tecnológico do diabetes como ferramenta de inclusão social. Além de prestar esclarecimentos e atendimento ambulatorial, enfermaria, nutricional, médico, social e jurídico à população, o CRD deverá ainda fomentar e desenvolver educação em diabetes para a equipe profissional e promover o incentivo ao uso de recursos atualizados de tecnologias de informação e monitoramento de tratamentos.
O deputado ressalta ainda que o Centro de Referência ao Diabético – CRD realizará, de forma gratuita, exames de prevenção e controle da diabetes, dentre eles o de glicemia, hemoglobina glicada, glicemia, bem como o teste de tolerância à glicose.
Fonte: Ascom
Foto: Ascom