Por Hamilton Silva – jornalista e cronista político. 29/01/2026.
Após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), que cassou o mandato do prefeito de Tenório, Manoel Vasconcelos (Republicanos), e da vice-prefeita Janine Anjos (União Brasil), nesta quinta-feira, dia 29 de janeiro, o gestor divulgou uma nota oficial, direcionada à população do Município, esclarecendo os fatos.
Na nota, ele afirmou que recebeu com serenidade a recente decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, reafirmando o respeito absoluto às decisões da Justiça Eleitoral, e seu compromisso com a transparência, com a tranquilidade de quem teve a totalidade dos votos válidos no Município. O gestor acrescentou que foi candidato único no pleito, uma vez que o seu adversário não conseguiu registrar a candidatura.
“Eu fui candidato único. O adversário sequer conseguiu registrar sua candidatura. O episódio mencionado na decisão do Tribunal Regional Eleitoral não detém gravidade concreta eleitoral capaz de influenciar ou modificar a vontade soberana do eleitorado, nem de comprometer o resultado final das eleições”, afirmou o prefeito.
Na nota assinada pelo gestor, a decisão judicial não implica o afastamento imediato do prefeito e da vice-prefeita de suas funções. Ele acrescentou que continua no exercício regular do mandato enquanto tramitam os recursos previstos no ordenamento jurídico, a exemplo dos embargos de declaração.
Manoel Vasconcelos assegurou, que irá apresentar os recursos cabíveis através de seus advogados, com o objetivo de assegurar o pleno contraditório e demonstrar, de forma detalhada e objetiva, que o fato apontado no julgamento, não possui capacidade para alterar o resultado das eleições naquele Município. Ele também ressaltou, que poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, que é a última instância.
Ele finalizou, tranquilizando à população de Tenório, afirmando confiar em Deus e na Justiça, acreditando que a verdade prevalecerá a vontade soberana expressa nas urnas, nas eleições de 2024.
Tenório – PB, 29 de janeiro de 2026.
Manoel Vasconcelos
Prefeito
Fonte: jornalistahamiltonsilva.com.br
Foto: reprodução/divulgação