Por Hamilton Silva – jornalista e cronista político. 12/04/2025.
A Prefeitura Municipal de Tenório, através da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado dia 12 de abril, o Dia D de multivacinação, com foco na proteção contra a gripe (influenza) e sarampo.
A Secretária de Saúde do Município, Alana Vasconcelos, disse a reportagem do blogdohamiltonsilva.com.br que a vacinação acontece na Unidade Básica de Saúde Manoel Batista de Morais, das 07hs às 13hs.
Ela ainda acrescentou, que a vacina da influenza, é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
Quem deve tomar a vacina da gripe no dia D
Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
Quem deve tomar a vacina contra o sarampo
A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, faz parte do calendário de vacinação da criança, adolescente e adultos. Em crianças e jovens de cinco anos a 29 anos, são duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Sendo que em crianças a primeira dose é com 12 meses e a segunda, com 15 meses quando toma junto com a primeira dose de varicela (catapora).
Adultos de 30 a 59 anos, devem tomar uma dose e trabalhadores da saúde, independentemente da idade, são necessárias duas doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
Fonte: Blog do jornalista Hamilton Silva
Foto: Hamilton Silva jornalista