O Paxlovid, coquetel de medicamentos que combina o Nirmatrelvir associado ao Ritonavir contra a Covid-19, teve venda autorizada em farmácias, mas já está sendo incorporado ao SUS. Ele foi distribuído a 51 municípios paraibanos (confira lista abaixo). A informação é da Secretaria de Estado da Saúde, que disse, nessa terça-feira (22) ao ClickPB, ter distribuído 860 tratamentos aos municípios com base nos critérios administrativos.
O uso desses medicamentos associados foi aprovado por unanimidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A venda foi autorizada no último dia 21 de novembro e a Pfizer declarou ao ClickPB que busca agilizar a disponibilização do produto para farmácias e hospitais particulares do país.
Em nota técnica assinada pela gerente executiva de Assistência Farmacêutica, Wênia Brito Barreto do Nascimento, datada de 18 de novembro de 2022, a Secretaria de Estado da Saúde definiu os critérios e orientações para a “distribuição e dispensação do antiviral Nirmatrelvir associado ao Ritonavir para pacientes com COVID-19, não hospitalizados e de alto risco.”
A SES-PB confirma, na nota, que o coquetel Paxlovid já foi distribuído a 51 municípios paraibanos para ser incorporado ao SUS na Paraíba “para tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado de COVID-19, com sintomas leves a moderados (não graves), que não requerem uso de oxigênio suplementar, independentemente da condição vacinal e com risco aumentado de progressão para COVID-19 grave”.
“De acordo com o Guia do Ministério da Saúde – MS para uso do antiviral NMV/r em pacientes com COVID-19, a associação deve ser administrada, assim que possível, após resultados positivos de teste viral direto de SARS-CoV-2, e no prazo máximo de 5 dias após início dos sintomas”, diz a nota da Secretaria de Estado da Saúde obtida pelo ClickPB.
O documento orienta toda a rotina para os profissionais de saúde e administrativos no uso do coquetel Paxlovid, desde a distribuição, preenchimento de formulários e dose dada aos infectados pela Covid-19.
Distribuição
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba informa que “utilizou os critérios para distribuição e dispensação do antiviral Nirmatrelvir associado ao Ritonavir descritos na Nota Técnica Nº 266/2022-CGAFME/DAF/SCTIE/MS, a qual toma por base a taxa populacional, utilizando pesos em 12 cenários distintos e realizado a média desses 12 cenários. Com base nesses critérios realizou-se a divisão igualitária para chegar no número de estoque de tratamento que o Ministério da Saúde disponibilizou para a Paraíba (860 tratamentos), resultando na distribuição para 51 municípios.”
Dosagem
Ainda de acordo com a nota técnica, “a posologia recomendada pelo Guia do MS aos pacientes não hospitalizados e de alto risco é de 300 mg de Nirmatrelvir (dois comprimidos de 150 mg) com 100 mg de Ritonavir (um comprimido de 100 mg), administrados simultaneamente por via oral duas vezes ao dia (12h/12h), durante 5 dias”.
Possíveis reações adversas deverão ser comunicadas pelas equipes de saúde no site da Anvisa.
Grupos
São cinco grupos de classificação dos infectados no SUS para o tratamento com o coquetel Paxlovid, que combina o Nirmatrelvir associado ao Ritonavir:
grupo 1: pessoas com 18 anos ou mais imunossuprimidoas com alto grau e os 75+ independente de comorbidades;
grupo 2: pessoas 65+ com pelo menos duas comorbidades;
grupo 3: pessoas 65+ com apenas uma comorbidade;
grupo 4: 65+ sem comorbidades;
grupo 5: pessoas com imunossupressão de baixo grau, idade 18 anos ou mais.
Confira os municípios que receberam o Paxlovid pelo SUS:
João Pessoa
Bayeux
Santa Rita
Rio Tinto
Mamanguape
Campina Grande
Cabedelo
Sapé
Alhandra
Cajazeiras
Itatuba
Patos
Conde
Pilar
Marcação
Logradouro
Guarabira
Araçagi
Sobrado
Serra da Raiz
Pedras de Fogo
Caldas Brandão
Cruz do Espírito Santo
Pombal
Pitimbu
Nova Floresta
Itabaiana
Umbuzeiro
Coremas
São José dos Ramos
Catolé do Rocha
Alagoa Grande
Itapororoca
Piancó
Natuba
Capim
Pedro Régis
Queimadas
Monteiro
Esperança
Solânea
São José de Piranhas
Belém
São Sebastião de Lagoa de Roça
Fagundes
Baía da Traição
Aparecida
Lagoa de Dentro
Caiçara
Sertãozinho
Assunção
Blog do Hamilton Silva
Créditos: Click PB
Foto: Reprodução/Icó News